terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROTESTO! PROTESTO! E PROTESTO DE NOVO!

Eu sou do tempo do LP e compactos simples.

Quem não podia comprar o LP completo, tinha a possibilidade de adquirir o compacto com duas ou quatro músicas.

Nesta época, como fãs, ficávamos ligados no rádio torcendo para a música tocar.

Acho que o artista também ficava esperando isto ...

Era uma felicidade.

O rádio ia para todo o lugar.

Até no banheiro.

Com a criação da fita cassete, os locutores passaram, depois de um tempo, a avisar que dentro em instantes a música tocaria.

Porque nem sempre conseguíamos gravar a música no início ou tinhamos que fazer cortes (tipo foto, adaptações ...).

Isto fez com que as audiências nas rádios aumentassem.

A torcida pelo artista e música, também ...

Dedos aguardando ... música começaria ... gravando!

Ficava uma porcaria (a nossa né!) ... mas era a oportunidade que tinhamos de ter a música em casa enquanto as moedinhas iam para o cofrinho (um porquinho).

Alcançado o objetivo, a fita era desgravada e, finalmente, íamos para a loja adquirir o LP ou compacto.

Com a chegada do mp3 (dizem que Santos Dumont se arrependeu de ter inventado o avião ao vê-lo transitando em guerra mundial), a idéia era, ouvir 24 horas e depois deletar o arquivo.

Alguns sites ainda gravavam no arquivo: "Escute por 24 horas, delete e compre o CD. Respeite os direitos autorais".

Tal qual a fita cassete, inventaram o mp3 e as mídias de gravação...

Escutei Uncle Albert, de Paul McCartney, pois na infância, nunca tive grana para comprar este LP ou compacto.

Não tenho mais este arquivo no meu computador (nem em fita cassete ou em mp3).

Deletei tudo.

Um mp3 não é pirataria (para mim, pirataria é uma gravação de show ou em determinado local do artista por alguém e que nunca será editada por alguma gravadora ... ).

Mas é violação a direitos autorais se o artista não está ganhando com isto.

Desculpem-me, quem pensa o contrário, mas não acho certo permanecer com um mp3 ou vídeo sem que o artista ganhe.

Tem que ter um equilíbrio ainda que o mp3 tenha feito publicidade do próprio artista que passou a ser requisitado para mais shows.

Fã que é fã, de verdade, se tem grana, compra o CD ou DVD.

Mas na realidade, tenho sentido que o problema todo está no "que fazer para agradar"?

Que novidade inventar para chamar a atenção?

Como eu vou te convencer a comprar minha obra?

O ... preço e a falta de dinheiro dos mais pobres ...

Posso estar enganada ou estar falando bobagens e nem estar agradando com esta conversa ...

Sou apenas uma fã.

Mas, parece que desta vez, com a internet e o mp3, o legume passou a ter um companheiro, os vegetais.

Se a intenção era vender aparelhos de mp3 ... tal qual fitas cassetes e gravadores ...

... ficou bom baixar um mp3 ou gravar este arquivo de um disco de amigo...

Mui fãs em!

Como é que o artista vai dizer: aaaaaah eu sou contra baixar mp3 ...

Lembra o que aconteceu com os Metálicas e a Madona quando afirmaram isto?

Como Rita Lee, eu também tenho problema de coluna ...

Cansei de carregar gente folgada nas costas.

Mas de vez em quando, pra poder comer, sou obrigada a dizer amém.

Por esta razão, comecei a comprar vasos e plantar meus próprios legumes e vegetais.

Porque até mesmo dizendo amém, já passei fome.

Eu não acho certo a arte terminar em miséria.

Continuando o blá ... blá ... blá ...

De verdade, acho mesmo muito chato essa estória de ficar baixando arquivos na internet.

É o custo benefício do pé de tomate.

Arrebenta com teu micro.

Melhor comprar o CD ou DVD.

É mais rápido.

Pode ser pela manhã ou à tarde.

Se for à noite, o shopping fecha às dez horas.

Pela internet é 24 horas.

Responda!

Você comprou um CD da Ritinha e deu de presente nos últimos dez anos?

Eu dei um na febre do mp3 !!!

Faz dez anos que eu não compro nada da Rita ... que vergonha.

4 comentários:

  1. Penso o seguinte:
    fã que é fã não comercializa, não ganha dinheiro com o artista.
    Mas, de fato, deveria existir uma legislação que atentasse para os direitos autorais na Internet.

    ResponderExcluir
  2. Tambem acho que tem que ter lei na internet.

    ResponderExcluir
  3. ★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

    ResponderExcluir