quarta-feira, 28 de outubro de 2009

É SAMBISTA ... QUANTA MITOLOGIA HEIN?

A grande decepção na minha vida foi o preconceito.

E leia-se a definição de pré e de conceito e do que aprendemos nas escolas sobre palavras compostas.

Por puro pré-conceito não pude ser pianista, nem atleta.

Na verdade, por falta de dinheiro, sob a desculpa do preconceito.

Não foram raras as oportunidades que recebi um "não" de alguém com a transferência da responsabilidade pela negativa para outra pessoa.

Assim, não pude ser pianista ou atleta com base em uma mentira.

Ligada a televisão e vendo que jovens estavam sendo convocados para fazerem parte da aeronáutica e da marinha, fiquei animada nos meus dezessete anos.

Comuniquei para minha mãe de que iria me alistar.

Minha mãe sorriu e me noticiou de que as forças armadas no Brasil não admitiam mulheres.

Disse que seria a primeira a me alistar.

Ela respondeu sorrindo: vá em frente.

Lá fui eu ao IV Comar!

Chegando no local questionei: onde me alisto?

O rapaz que me atendeu, sorriu.

Afirmou que mulheres não eram admitidas na aeronáutica.

Fiquei indignada e disse que queria falar com seu superior.

Fui encaminhada a ele.

A notícia de que eu não faria parte da aeronáutica e nem da marinha foi renovada.

Retirei-me do local irritada e bradando que estava sendo vítima de pré - conceito.

Na ingenuidade dos meus dezessete anos, achei que era uma jovem que estava sendo convocada mas, minha mãe já tinha me dito: não!

É Noel ... você trouxe uma mentira para mim.

A morte também.

E o trabalho na escola sem remuneração.

O saco do mito "Papai Noel" não era rosa.

Como diria Chico Buarque, o saco era vinho.

Quantas mitologias ainda vou ter de aturar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário