domingo, 3 de janeiro de 2010

AMANHÃ É DOMINGO!

Descobri que "Celso" tinha o vírus do HIV muito tempo depois, quando já tinha partido.

Comentava comigo que estava com sérios problemas de saúde mas, não se abria totalmente. Apenas dizia que seus males eram muito graves. Não me passou pela cabeça que o culpado era o HIV.

Medicina alternativa, a pedido de sua mãe, consegui convencer "Celso" a se levantar de sua cama para ser submetido a algumas sessões de acupuntura auricular. Surpreendente. Nem o próprio acreditava em sua melhora.

Nesta mesma época, convenci também a "IM", mamy blue, a modificar seu tratamento médico para arriscar sua artrite reumatóide aos efeitos benéficos da acupuntura, passando a lhe ministrar massagens terapêuticas depois de adquirir alguns vidrinhos de óleos específicos.

Carinho!

Como enfermeira, massageei "Celso", também, embora reclamasse que nada daquilo adiantaria, que era melhor ficar longe dele. Depois dos esforços de todos, sobreviveu muito tempo!


Parecia que estavam mais felizes. Tempos depois, tratei "IM" como sempre desejei fosse tratada. Como uma Rainha. Não deixava chegassem dela perto os que contribuiram para o agravamento de sua artrite reumatóide. Dizia: "São meus amigos!" Pensava eu: "Pobre coitada!"


Tempo de melhoras, de São Tomé das Letras, de New Age.

Abri novamente as minhas portas aos que me expulsaram do velho sobradinho.

"Celso" conhecia as minhas verdades.

Por ser companheiro de viola, tinha acesso além do que somente os meus cadernos de poesia, as minhas frases, a minha voz, minha companhia.

Dentro de um deles, escreveu alguns pensamentos, cujo teor não me recordo, sobre a letra da canção "Dança o Atrevido", de Sá & Guarabyra. Partiu antes de sua mãe, como ele previu neste dia. As frases que dele ouvi, como o próprio dizia, não foram registradas apenas em cadernos, estão fotografadas na minha memória.


Gostava de Chico, de Vinicius, de Toquinho, de Elis, de Lupicinio, de Ataulfo, de Erasmo e Roberto. Eu lhe mostrava as canções de Sá & Guarabyra.


Dedicou-me uma frase em italiano depois de ler "ternura".

As pessoas apostavam que eramos mais do que amigos ...


Eramos apenas anarquistas, naquela época, "graças aos ateus".

Nossa política, entretanto, apenas vozes e o violão.

Na anarquia, nada de política, só a boemia.

"HM" gostava de "Celso", ambos violeiros, eram "Malufistas".

Gostava de discordar, era uma "Lulista".

Quando soube, os violeiros já tinham partido.

Disseram-me que não queria que seus amigos mais íntimos o vissem à mercê do HIV. Como diriam os antigos, seu terno-de-madeira foi totalmente lacrado e a família exposta aos exames minuciosos. Eu e "Cecy" tomamos um belo porre para relembrar os bons momentos que passamos juntos. Muito tempo faz que nos deixou.

"Celso" foi quem me ensinou a curar as dores-de-cabeça debaixo do chuveiro. Dizia para que colocasse minha fronte debaixo de água quente. Também me ensinou, rindo muito, a fritar dois ovos juntos em uma frigideira. Não como mais ovos, nem fritos, nem cozidos. Mas ele prometeu que um dia, se morresse antes, abriria as portas do paraíso para mim e, em tempo oportuno, viria me buscar.

Seu irmão "Arnaldo", se dizendo por mim extremamente apaixonado, se embebedava, fazia serenatas na janela do velho sobrado, na Vila Mariana. Gritava: "Jogue suas tranças, Elisabete!"

Sempre convivi com pessoas muito mais velhas e quase todos os meus amigos já se foram.

Dizem os astrólogos que é Saturno em domicílio na sete.

Ao lado dele, de Saturno, tenho lá Mercúrio, Marte, Vênus e o Sol.

Outros afirmam que meu Marte, Vênus e Mercúrio estão muito bem aspectados.

Falam que este Sol está conjunto com Marte e Vênus.

Você crê nisto?

Adolescente, inventei uma historinha entre o Sol e a Lua, apaixonados, nunca conseguem se encontrar.

Este ano Itanhaém está congestionada. Quando aqui cheguei, afirmei para algumas pessoas: "Passei por aqui, Itanhaém vai começar a lotar!" Diziam que eu, "Berê" e a "MAM" traziamos legiões de pessoas logo atrás.

Até penso em pincelar as minhas paredes com alguma corzinha mais alegre.

Descobri que minha velha casa tem um som acústico muito legal.

Ano Novo, vida que continua.

Diante dos ventos e das tempestades, ao invéz de pintar paredes ou cortar a grama, concluo que é melhor fazer como o Zé, subir em pátins imaginários, sair rodopiando por ai, bom mesmo é cantar!

Ontem escutei Zélia Duncan, Roberto de Carvalho e Rita Lee.

Hoje ainda não escutei Sá & Guarabyra.

Amanhã, quero escutar o Zé, o Rodrix.

Soa bem, gostei: "Blue Man".

Afirmação exótica.

Se a amizade também é na doença, vamos nos curar!

Rock Blue Rural.

Saúde!

Rock in Lee.

Love in roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário