sábado, 2 de janeiro de 2010

COPA DO MUNDO, JOGOS PANAMERICANOS OU OLIMPIADAS?

Você tem sede de quê?

Engraçado que o número 16 também está associado em copas.

Até o ano de 78, o número máximo de seleções era 16, sendo alterado para 24 na copa do mundo que foi realizada na Espanha (fonte da informação: http://www.duplipensar.net).

Mas foi nas Olímpiadas de 92, o XXV Jogos Olímpicos em Barcelona, que "Pio" me ligou da Espanha para me perguntar se realmente estaria no Brasil.

Achei interessante a pergunta: "Se estou cá, como posso estar lá?"

"Você está falando comigo, Pio!"

Respondi, rindo, que teriamos nos encontrado em sonhos, que me sentia honrada por se lembrar de mim em Barcelona durante a realização das olimpiadas, momento em que sua atenção haveria de estar concentrada nos jogos e não em mim.

Mas "Pio" insistia: "É você mesmo que esta aí do outro lado da linha?"

Respondia rindo: "Bebeu? Claro que sim!"

Dizia que não seria possível estar no Brasil, que estivera comigo naquela noite em Barcelona.

Respondi: "É um clone ou sósia, sei lá. Mas não sou eu!"

Engraçada afirmação, conheci "P-Pio" no berço da independência do Brasil no século passado. Tinha acabado de regressar de suas andanças pelo mundo munido de uma bicicleta.

Exibia alguns jornais em suas mãos e enchia a boca para dizer que dera uma volta pelo Brasil até fronteira com os Estados Unidos pedalando e com o patrocínio obtido nas cidades em que passava. Um andarilho. Sempre me lembro dele ao pedalar a minha bike.

Depois de uma pequena viagem que fizemos juntos para Itapira, interior de São Paulo, de sobrevivermos a um início de incêndio provocado por uma vela, de não morrermos por asfixia, aquela turma de viajantes, ao se despedir, combinou de sair pelo mundo em um dia qualquer.

Nunca tive acesso às fotografias que tiramos durante esta viagem.

Não morremos mas, não nos encontramos mais.

Por saudades, tentei localizar "Pio" no fim de 2004.

Não fui bem sucedida no meu intento.

Sua família não estava mais no mesmo endereço.

Tenho saudades dele, desde então.

As Olímpiadas do ano 16 será o XXXI Jogos Olímpicos da Humanidade e no Brasil. Não estava com "P-Pio" nos XXV Jogos Olímpicos de Barcelona apesar de sua insistência em me dizer ao telefone que estavamos lá, juntos.

Dizem que a gente viaja dormindo!

Será?

Deixo uma lembrança para "Pio" neste diário. Meus amigos são especiais. Se algum dia ler este post, te convido para estarmos acordados em 2016 no Rio de Janeiro para, comemorando uma eventual sobrevivência até lá, torcermos pelos atletas brasileiros!

Estava aqui lembrando de "Pio" e lendo sobre vida e morte de Machado de Assis, reconhecidamente um ateu em sua descrição bibliográfica, tal qual era "HM", passos que decidi finalmente seguir. O ilustre escritor deixou para a humanidade, dentre tantas outras, a obra "A Igreja do Diabo".

Meu amigo também me induziu à leitura de William Shakespeare, o autor de "Sonho de Uma Noite de Verão", este último, como é sabido, também tem o número 16 latente em sua vida, partindo para algum lugar melhor em 23 de abril de 1616.

"Pio" tinha tendências para a comédia.

Apesar de não ver vantagem alguma em sobreviver tantas vezes, existem pessoas que encontram, escapar dos laços mortais ao lado de "Pio" e daquelas outras pessoas, foi apenas uma delas.

Sinceramente, não vejo vantagem alguma em sobreviver em um planeta como o nosso, virtude da constante predominância do "mau" sobre o "bem", se é que isto existe de verdade, bastando para sermos supostamente perdoados, no fim-da-noite, deitar a cabeça no travesseiro e pedir desculpas por todos os males que a outrem causamos para um ser puramente imaginário. 

É o que ensinam aos homens.

E neste momento, invoco a frase de Rita Lee e de Roberto de Carvalho, da "História Sem Fim", para tentar fundamentar o que afirmo: "... destruo e salvo o mundo".

Ainda bem que sou mulher.

Depois dizem que loucos seriam os que estariam eventualmente internados em manicômios.

Aonde internar, então, os que pedem salvação para "Deus" ou presentes para "Noel", figuras puramente imaginárias, como afirmam categoricamente os cientistas, meu pobre pai o "HM", além de tantas outras figuras ilustres que assumiram publicamente o ateismo, a exemplo de Machado de Assis!?!

Melhor não ter religião e nem ser parte de filosofia alguma.

Basta não fazer o "mau" para ninguém.

De qualquer forma, se estiver errada, depois que finalmente conseguir morrer, serei perdoada!

Acho que o clima está para Roque Santeiro.

Você pode escolher: "Este post te faz lembrar alguma outra banda ou canção?"

Faça a sua própria trilha sonora.

Tá na moda.



Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário